sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Odres Novos para o vinho novo 



Em Esdras 3:8-13 encontramos a narrativa do culto que marcou o lançamento dos alicerces para a construção do templo, em Jerusalém, pois o primeiro templo, construído por Salomão, fora inteiramente destruído cerca de setenta anos antes. Deus usou o rei da Pérsia, Ciro, para prover a Zorobabel condições de retornar para Jerusalém a fim de reconstruir a Casa do Senhor e desta história podemos tirar lições muito importantes.
Adorando como o rei Davi. O Senhor vem restaurando Sua Noiva! Ele há de arrebatar sua Igreja adornada, preparada para as bodas. A adoração foi marcante naquele culto que celebrou a edificação dos alicerces do templo. Em Ed 3:10 encontramos que apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos para louvarem o Senhor, segundo as determinações de Davi, rei de Israel. Temos tido o privilégio de assistir a restauração da adoração na Igreja do Senhor no Brasil.
O povo cheio de júbilo e alegria. Esdras narra o contentamento do povo naquele culto: E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao Senhor… (v. 11); muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria (v. 12); o povo jubilava com tão grandes gritos, que as vozes se ouviam de mui longe (v. 13). Hoje, a alegria do Senhor, fruto do Espírito Santo, vem enchendo os nossos corações – por vezes é até difícil conter tanta alegria quando estamos adorando.
Odres novos para o vinho novo. O relato de Esdras contém um detalhe intrigante. Havia um grupo de idosos que chorava compulsivamente! (v. 12a). Eram pessoas que conheceram o primeiro templo e que não conseguiam se alegrar naquele momento. Estavam presos ao passado. Este tipo de prisão é combatido por Jesus em Mateus 9:16 e 17. O vinho novo precisa ser guardado num odre novo – se colocarmos vinho novo num odre velho, este se romperá.
Deixe o Espírito Santo produzir em você uma mente renovada. Seja um odre novo e receba todo o vinho novo que o Senhor tem para nós. Receba a unção de adoração, como Davi. Receba a unção de alegria, do júbilo dos que são mais do que vencedores



                                                                             rci//rv

0 comentários:

Postar um comentário