sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DÍZIMOS E OFERTAS




 As nossas primícias para o bom andamento da casa de oração de Deus

Mas o que é dízimo?

Dízimo é uma experiência maravilhosa que estava faltando na sua vida. Você terá a oportunidade de compartilhar dessa benção. “Dízimo não é uma questão de dez por cento. É um sinal de compromisso e fidelidade com Deus, com sua Igreja e com os pobres.”
No texto Bíblico, observamos relatos de dízimos desde Abraão, ou seja, antes de ser instituído na Lei Mosáica, quando o povo tinha que devolver o dízimo ao Senhor, de todas as suas colheitas, levando até os sacerdotes. Esse dízimo garantia o sustento dos Levitas, homens que trabalhavam no templo, embora nem todos trabalhassem diretamente; garantia também a manutenção do templo.
Quais as vantagens de ser um dizimista na casa do Senhor?

O dízimo evoca uma experiência com Deus; algumas pessoas céticas falam do dízimo de forma pejorativa por não conhecer sua real importância, chegando a argumentar que não irão dar dízimo para sustentar salário de ninguém; outros argumentam não dar porque não vêem onde está sendo empregado e tantas outras respostas e indagações de pessoas que não conhecem as bênçãos de Deus, advindas do dízimo.
Nós temos que ser conscientes de que o nosso compromisso está em dar conforme a Bíblia nos ensina, e Deus nos abençoará e, se alguém não administrar bem o que dermos, Deus saberá como agir. Não podemos deixar de ser mais abençoados por negligências e incredulidades de outras pessoas.
Ofertas alçadas –

Além dos dízimos havia também as ofertas alçadas, que é uma oferta com objetivo, com um fim específico, dada de forma voluntária; como por exemplo, na construção do tabernáculo, no deserto (Êxodo- 25:2). A oferta alçada é solicitada para a realização de um objetivo pré-definido. É importante lembrar que oferta alçada não é o mesmo que dízimo (Malaquias- 3:10). Ambos são bíblicos e atuais, mas são diferentes em seu contexto. As ofertas alçadas são esporádicas, os dízimos são contínuos. No Antigo Testamento as ofertas faziam parte do cerimonial.
Ofertas voluntárias -

Em nossos dias as ofertas fazem parte da adoração no culto. Durante a liturgia existe um momento para todos adorarem a Deus com suas ofertas; é um gesto de generosidade, de consciência e de gratidão. Essas ofertas são importantes para o bom andamento da igreja quanto à organização. O culto ao Deus verdadeiro, conforme encontramos em toda a Bíblia, constitui-se dos seguintes elementos: oração, leitura das Escrituras, pregação ou testemunho, cânticos e ofertas.
Porque contribuir -

Deus, por sua infinita bondade, quer que seus filhos participem dos projetos divinos. O rei Davi já dispunha dos recursos para a construção do Templo de Jerusalém, por aquilo que doou, porém convidou o povo a se envolver no projeto. Deus é dono do Céu e da Terra, (Gênesis- 14:19;  Salmos- 24: 1) do ouro e da prata, (Ageu- 2: 8), mas Ele conta com nossa participação. Deus abençoa o povo para que seus filhos possam contribuir para Sua Obra. O método de Deus é diferente do nosso. A vontade de Deus é que seus filhos participem de seus projetos. Estar envolvido na obra, significa estar sentindo as necessidades do povo e da igreja, é poder ajudar o próximo e contribuir para a manutenção das instalações da casa do Senhor (água, luz, material de limpeza e higiene, funcionários, zeladores, manutenção predial, etc). (Provérbios- 3:9,10) o escritor diz:

“Honra ao Senhor com tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares”. Seja você um abençoador da obra de Deus e participe de bênçãos maravilhosas que o Senhor te dará.




rci//rv
 

0 comentários:

Postar um comentário