sábado, 15 de outubro de 2011

Voce de fato como esta o seu nivel de seu ego,seu orgulho,mostra para nós quem voce  é:

O orgulho é um pecado que se esconde, se oculta e dificilmente é detectado por nós em nossas vidas; A cura só é possível quando a doença é identificada. Só seremos libertos do pecado se o localizar-mos.
E por ser o pecado mais difícil de identificar, o orgulho é o pecado mais difícil de se tratar.

Isso não se trata de desculpa para o pecado do orgulho. É, sim, um alerta para que nos empenhemos mais em detectá-lo. Precisamos sondar nossos corações com toda diligência para encontrá-lo.

Segue abaixo uma lista de perguntas pessoais que criei, visando a minha pessoa. Elas me ajudam a não perder o orgulho de vista. Assim, posso atacá-lo com minhas orações e com a Palavra de Deus continuamente. Como disse, são perguntas pessoais. Se não te ajudarem, desconsidere e busque outros meios de não deixar esse pecado fugir da sua visão.

01 – Você se incomoda quando alguém é elogiado mais do que você?

Precisamos permitir e celebrar quando outros são elogiados. Aprenda a se alegrar pela pessoa. Não menospreze, não diminua o relato, não coloque um “porém” ou um “mas”. Não cobice o sucesso dos outros. Essa cobiça se manifesta na forma de incômodo. Isso é sintoma de orgulho.

02 – Você se incomoda de que outra pessoa seja mais “usada” do que você na Igreja?

Como bem coloca Jeremy Taylor “Esteja contente que seu irmão seja usado e você posto como inútil, que a decisão dele seja aprovada e a sua rejeitada, que ele seja preferido para um trabalho melhor e você reduzido ao trabalho inferior”. Não é impressionante quando nosso coração às vezes se incomoda, na própria Igreja, ao presenciar uma pessoa se destacando no ministério mais do que nós, mesmo que Deus esteja sendo glorificado?!?! Essa é uma marca de orgulho.

03 – Quando olha para os outros se concentra nos defeitos. Quando olha para si mesmo se concentra nas qualidades?

Uma boa maneira de vencer esse problema é se concentrar em investigar qualidades das pessoas. Não é algo fácil, principalmente no começo. Sempre que vir um defeito em alguém, exercite em também encontrar uma qualidade. Nunca estacione do defeito. Agir assim é prova de orgulho.

04 – Você possui Vapores de Orgulho (Sonhos mentirosos de grandeza)?

Algumas pessoas de espírito fantasioso vagam sozinhas, sonhando acordadas com grandeza, aplausos, promoções, gastando o tempo com prazeres imaginários. Como exemplo, podemos mencionar pessoas que não sabem jogar futebol muito bem (eu, por exemplo), mas quando estão sozinhas fantasiam momentos de Pelé. Não sabem cantar, mas fantasiam a glória de “Mariah Carey”. Isso demonstra o seu anseio por louvor dos homens. É sintoma de orgulho.

05 – Você é excessivamente competitivo?

O prazer do orgulho não está em ter algo, mas somente em se ter mais que a pessoa ao lado. A pessoa assim sofre. Sempre haverá um Brad Pitt ou uma Angelina Jolie mais bonitos. Sempre haverá um Einstein mais inteligente. Sempre existirá um Usain Bolt mais rápido. Enfim, em Deus nos defrontamos com alguém que é, em todos os aspectos, infinitamente superior a nós. Liberte-se do orgulho ou viverás infeliz. Aprenda a perder.

06 – Você se sente confortável em confessar uma fraqueza, mas se ofenda se a outra pessoa concorda?

Como é comum compartilharmos alguma fraqueza com alguém e, quando este alguém diz “Realmente, você tem esse defeito”, nos aborrecermos. São úteis as palavras de Jeremy Taylor:
“ Fique contente quando vir que os outros acreditam na opinião que você tem de si próprio, de que você é mau. Não fique aborrecido quando ao se chamar de tolo, a outra pessoa concordar”.
Se não for assim, sua atitude de confessar demonstra, apenas, falsa humildade.

07 – Você se ofende quando é desprezado ou não é notado?

Mais uma vez quero citar as palavras de Jeremy Taylor: “Nunca se preocupe quando for desprezado ou subestimado, pois se você realmente se considera um miserável – como de fato existe razão para tal – nenhum desprezo que tiverem por você lhe parecerá irracional. Portanto, tal desprezo será tolerável”. Pessoas melindrosas que se ofendem com qualquer coisa são verdadeiramente orgulhosas.

08 – Você tem o hábito de se comparar com os outros?

Nunca se compare com os outros, a não ser para que seja para favorecê-los e humilhar a si mesmo. Em regra nos comparamos com os outros (principalmente aqueles que têm “mais defeitos” que nós) para nos sentirmos melhor: “Não estou tão mal assim”. Isso é orgulho.

09 – Deixou de fazer algo errado pelo o que iriam pensar?

O Orgulho é utilizado, muitas vezes, para vencer outros pecados. “Não faça, caso contrário todos ficarão sabendo”. C. S. Lewis afirma: “O diabo ri às gargalhadas. Fica satisfeitíssimo de nos ver castos, corajosos e controlados desde que, em troca, prepare para nós um Ditadura de Orgulho. Do mesmo modo, ele ficaria contente de curar frieiras dos nossos pés se pudesse, em troca, nos deixar com câncer.” Vença um pecado usando a oração, a palavra, a comunhão dos irmão, etc. Nunca use o orgulhe.

10 – Sempre tem justificativas para seus Erros?

Ao receber uma crítica, ao ter uma falha apontada, pondere. Não saia se defendendo e encontrando motivos e justificações. Orgulhosos agem assim.

Por fim, quero deixar registrado, ainda, que a fase em que mais cresci espiritualmente ocorreu quando disse para Deus: SOU MUITO ORGULHOSO. Um milagre começou a acontecer.

Não é uma luta de um dia ou de um mês. É a luta de uma vida. Total dependência do Espírito Santo.
Grande Abraço. "Examine-se o homem a sí mesmo"
rci//rv2011

0 comentários:

Postar um comentário