sexta-feira, 14 de novembro de 2014

##################### Filipenses 4.10-23 ##############################
##################### A obra missionária precisa de parceria ###############
*** Bred faweel em um de seu inumeros livros diz : que o propósito desta seção é claro : agradecer a dádiva que Epafrodito ( 2.25-30 ) trouxe ao apóstolo Paulo em Roma ( 4.18 ) .
*** Semelhantemente, Barry bawere Bruce diz que é nesta parte da carta que Paulo chega a uma das principais razões por que está escrevendo : expressar sua gratidão pela oferta que Epafrodito lhe trouxera da igreja de Filipos .
*** O apóstolo a reservou para o fim com o objetivo de dar-lhe ênfase .
*** Nesse tributo de gratidão, Paulo dá um belo testemunho de sua relação com a igreja de Filipos na realização da obra missionária .
*** Destacamos, aqui, dois pontos à guisa de introdução .
>>> 1. A cooperação é o melhor caminho para a realização da obra missionária (4.14)
*** Paulo não poderia levar a cabo tudo o que fez sem o apoio e a ajuda da igreja de Filipos .
*** Essa igreja deu-lhe suporte financeiro e sustentação espiritual .
*** Aqueles que estão na linha de frente precisam ser encorajados por aqueles que ficam na retaguarda . “… porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal será a parte dos que ficaram com a bagagem ; receberão partes iguais ” ( 1Sm 30.24 ) . *** Deus chama uns para irem ao campo missionário e aos demais para sustentar aqueles que vão .
#### A obra missionária é um trabalho que exige um esforço conjunto da igreja e dos missionários. Neste texto vemos claramente como essa parceria funciona .
>>> 2. O missionário precisa estar vinculado a uma igreja e a igreja precisa estar comprometida com o missionário
*** A relação de Paulo com a igreja de Filipos era de parceria .
*** Paulo estava ligado à igreja e a igreja o apoiava .
*** Havia uma troca abençoadora entre o obreiro no campo e os crentes na base . *** A igreja não apenas enviava ofertas ao missionário, mas estava efetivamente envolvida com ele .
*** A falta de vínculo entre o missionário e a igreja local é um dos grandes problemas da >>> missiologia moderna .
*** As agências missionárias assumiram o papel das igrejas .
*** Os missionários vão para os campos, mas perdem o contato com as igrejas . *** As igrejas enviam ofertas aos missionários, mas não se envolvem com eles no sentido de dar e receber .
*** Assim, os missionários ficam solitários nos campos e as igrejas alheias aos resultados que acontecem nos campos .
*** Faltam aos missionários o encorajamento das igrejas e, às igrejas, as informações dos missionários .
############## I. A RESPONSABILIDADE DA IGREJA COM O MISSIONÁRIO
>>> 1. Sustento financeiro sistemático (4.10,17)
*** A igreja precisa cuidar do obreiro e não apenas da obra .
*** A igreja demonstra cuidado com o obreiro na medida que lhe dá suporte financeiro para realizar a obra .
*** Todos os recursos para a realização da obra de Deus já foram providenciados; estão nas mãos dos crentes .
*** Paulo não recebeu salário de algumas igrejas para proteger-se dos críticos de plantão que tentavam distorcer suas motivações e atacar seu apostolado .
*** Por outro lado, algumas igrejas, como a igreja de "" Corinto"" , deixaram de: >>> pagar o que lhe era devido, >>> precisando das igrejas da Macedônia, inclusive da igreja de Filipos, enviar-lhe sustento enquanto ele trabalhava em Corinto ( 2Co 8.8,9; 12.13 ) .
*** De forma particular a igreja de Filipos deu suporte financeiro a Paulo, mesmo quando estava ainda na região da Macedônia, no início do processo de evangelização da Europa ( 4.16 ) .
*** A igreja de Filipos jamais teve falta de interesse de ajudar o apóstolo; teve sim, circunstâncias desfavoráveis para fazê-lo .
*** Hoje, muitas igrejas têm oportunidade para ajudar os missionários, mas falta-lhes interesse .
A sustentação financeira aos missionários precisa ser sistemática, pois as necessidades dos obreiros são diárias. Não é suficiente enviar ofertas esporádicas. A contribuição precisa ser metódica, suficiente e contínua,frequente,>> tudo que chegar em suas mãos <<<<<<<<<<.
>>> 2. Sustento espiritual nas tribulações ( 4.14 )
*** A igreja de Filipos não apenas enviava dinheiro para Paulo, mas também consolo .
*** Ela não apenas supria suas necessidades físicas, mas também emocionais e espirituais .
*** Os filipenses haviam renovado sua bondade de dois modos: ajudando o apóstolo financeiramente e partilhando-lhe a aflição .
*** Era uma igreja que contribuía para a obra missionária não apenas por um desencargo de consciência, mas, sobretudo, por um profundo gesto de amor ao missionário .
*** A igreja de Filipos enviou Epafrodito não apenas com uma oferta, mas como a oferta para Paulo .
### A expressão grega synkoinoneim “associando-se” significa associar-se não somente a Paulo como indivíduo, mas, sobretudo, associar-se em sua obra apostólica. A igreja era parceria do apóstolo e também da obra. A igreja se importava com o obreiro e também com a obra .###
>>> 3. Reciprocidade na relação com o obreiro ( 4.15 )
*** A igreja de Filipos tinha um lugar especial na vida de Paulo. Desde o início, ela tornou-se parceria do apóstolo e continuou assim até o final .
*** Era uma igreja constante no seu compromisso com Deus e com o apóstolo . *** Há igrejas que têm picos de entusiasmo pela obra missionária por um tempo, fazem conferências especiais, enviam >>> o pastor para congressos missionários e fazem levantamento de provisão para os obreiros que estão no campo, mas depois abandonam essa trincheira e abraçam outras prioridades .
*** A igreja de Filipos era uma igreja fiel no seu envolvimento e engajamento com o missionário e com a obra missionária .
*** A relação da igreja com o apóstolo era uma avenida de mão dupla .
*** Ela dava e recebia .
*** Ela investia bens financeiros e recebia benefícios espirituais ( 1Co 9.11; Rm 15.27 ) .
*** Ela investia riquezas materiais e recebia riquezas espirituais .
*** De Paulo, a igreja recebia bênçãos espirituais; da igreja, Paulo recebia bênçãos materiais .
*** Ela ministrava amor ao apóstolo e recebia dele gratidão.
>>> 4. Faz das ofertas ao missionário um sacrifício vivo a Deus ( 4.18 )
*** A igreja de Filipos não ofertava com pesar nem por constrangimento .
*** Ela fazia da oferta ao apóstolo um culto a Deus .
*** Ela enviava o >>> sustento de Paulo com >>> alegria tal como se estivesse oferecendo a >>> Deus um>>> sacrifício aceitável e >>> aprazível .
*** A contribuição missionária era um ritual de consagração, um tributo de louvor a Deus feito com desejo ardente e alegria e, uma liturgia que subia ao céu como um aroma suave e agradável a Deus.
*** Bispo edir macedo diz que o apóstolo usa palavras que fazem do dom dos filipenses não um presente para Paulo, mas um sacrifício para Deus .
*** A alegria de Paulo em receber oferta não está no que esta significava para ele, mas no que significava para eles .
*** Não que Paulo deixasse de apreciar o valor do dom em seu favor, nem que ele desestimulasse o que eles faziam por ele; mas o que mais o alegrava é que esse mesmo dom era uma oferta agradável a Deus .
*** Bispo edir macedo comentando esta passagem, escreve : Paulo não poderia ter tributado melhor louvor aos doadores .
*** Os donativos ou ofertas são “aroma de suave perfume”, uma oferenda apresentada a Deus, grata e muito agradável a ele .
*** São comparáveis à oferta de gratidão de Abel ( Gn 4.4 ), de Noé ( Gn 8.21 ), dos israelitas quando no estado de ânimo correto apresentavam seus holocaustos ( Lv 1.9,13,17 ) e dos crentes em geral ao dedicar suas vidas a Deus ( 2Co 2.15,16 ), como fez Cristo, ainda que de uma maneira única ( Ef 5.2 ) .
>>> 4. Faz ofertas não das sobras, mas apesar das necessidades ( 4.19 )
*** A igreja de Filipos tinha o coração maior do que o bolso .
*** Eles davam não do que sobejava, mas das suas próprias necessidades .
*** Eles ofertavam sacrificialmente .
*** Eles eram pobres, mas enriqueciam a muitos .
*** Eles nada tinham, mas possuíam tudo .
*** Eles olhavam a contribuição não como um peso, mas como uma graça, como um dom imerecido de Deus ( 2Co 81 ) .
*** Eles não apenas davam com generosidade, mas também com sacrifício ( 2Co 8.2 ), pois ofertavam não apenas segundo suas posses, >>> mas voluntariamente ofertavam acima delas ( 2Co 8.3 ) .
*** Eles ofertavam não apenas para Paulo, o plantador da igreja, mas também para irmãos pobres que eles jamais tinham visto ( 2Co 8.4 ) .
*** Eles deram não apenas dinheiro, mas a >>> eles mesmos ( 2Co 8.5 ) .
*** Bispo edir macedo corretamente afirma que nenhuma dádiva faz o doador mais pobre. A riqueza divina está aberta para os que amam a Deus e ao próximo .
*** O doador não >>> se faz mais pobre, senão mais rico, porque seu próprio dom é a chave que >>> lhe abre os dons e as riquezas de Deus .
############### II.A ATITUDE DO MISSIONÁRIO EM RELAÇÃO À IGREJA
>>> 1. Gratidão pelo sustento recebido da igreja ( 4.10 )
O missionário precisa aprender a depender de Deus e demonstrar gratidão por aqueles que Deus levanta para cuidar de suas necessidades .
*** Paulo escreve esta carta para registrar seu tributo de gratidão a essa igreja que foi sua parceira no ministério até o final da sua vida .
*** É importante destacar que Paulo coloca toda ênfase de sua alegria no Senhor, não na generosidade dos filipenses, diz ,rev david miranda .
*** Ele sabia que os crentes de Filipos eram apenas os instrumentos, mas que o Senhor era o inspirador .
*** Paulo tinha profunda consciência que a providência de Deus, às vezes, opera por meio das pessoas .
*** Assim, Deus supriu suas necessidades através da igreja .
*** Ele agradece a igreja pela provisão, mas sua alegria está no provedor .
*** A gratidão é uma>>> atitude que traz alegria para quem a >>> manifesta e para quem a recebe . Paulo era um homem pródigo em elogios .
*** Ele sabia reconhecer o valor das pessoas, o trabalho delas e sobretudo, a generosidade com que era tratado por elas .
*** Ele tornava isso conhecido diante de Deus e dos homens. Precisamos desenvolver essa atitude no meio da igreja .
>>> 2. Contentamento ultracircunstancial ( 4.11,12 )
*** Muito embora Paulo julgasse legítimo receber sustento das igrejas ( 1Co 9.4-10 ), decidiu não usufruir desse direito ( 1Co 9.12; 2Ts 3.9 ) .
*** Desta forma, em alguns lugares, precisou trabalhar para suprir suas próprias necessidades ( 1Ts 2.7-9 ) .
*** Com isso, aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação .
*** A vida de Paulo não floresceu num paraíso de arrebatadoras venturas .
*** Ele passou por grandes necessidades .
*** Ele sabia o que era >>> fome, sede, frio, nudez, prisão, açoites, tortura mental e perseguições <<<<< .
Bispo edir macedo >>> corretamente comenta que Paulo não é nenhum presunçoso para proclamar : “ Eu sou o capitão de minha alma ” .
*** Nem tampouco é um estóico que, confiando em seus próprios recursos, e supostamente imperturbável ante o prazer e a dor, busque suportar sem queixa sua irremediável necessidade .
*** O apóstolo não é uma estátua ou um brinquedopara crianças .
*** nEle é um homem de >>> carne e osso .
*** Ele já teve experiências de alegrias e aflições, mas na urdidura dessa luta aprendeu a viver contente .
*** Seu contentamento, porém, não >>> emanava dele mesmo, mas de>>> um outro, além de si mesmo .
*** Seu contentamento vinha de Deus !
*** O contentamento é um aprendizado e não algo automático, diz o apóstolo .
*** A palavra grega que Paulo usa >>> memyemai, “ ter experiência ” ( 4.12 ), era usada para a iniciação dos cultos de mistério . F. F. Bruce diz que da raiz my e deste verbo myein deriva-se mysterion, “ mistério ”.
*** O aprendizado do contentamento cristão, porém, não se dá por meio de um ritual místico, mas pelo exercício da confiança na providência divina .
Bispo edir macedo afirma que os bens materiais devem ser vistos sempre como dons de Deus e nunca como substitutos de Deus .
*** Nosso contentamento deve estar em Deus mais do que nas dádivas de Deus . *** O contentamento de Paulo não está em coisas ou circunstâncias .
*** A base do seu contentamento é Cristo e não o dinheiro .
*** Para ele o ser é mais importante do que o ter .
*** >>> Humilhação ou>>> honra,>>> fartura ou>>> fome, >>>abundância ou >>>escassez eram >>> situações vividas por>>> ele, mas no meio delas e apesar delas, >>>> aprendeu a viver>>>> contente, pois a razão do seu>>> contentamento estava>>> em Deus e>>> não nas circunstâncias .
*** Warren Wiersbe, expondo este texto, diz >>> que Paulo era um >>> termostato e não um >>> termômetro .
*** Um termômetro não muda coisa alguma, apenas registra a temperatura .
*** Um termômetro não tem o poder de mudar as coisas, ele se deixa afetar por elas .
*** Está sempre descendo ou subindo de acordo com a temperatura .
*** Mas um termostato regula a temperatura do ambiente em que se encontra e faz as alterações necessárias .
*** Paulo era um termostato, pois em vez de ter altos e baixos espirituais de acordo com a mudança das situações, ele tinha aprendido a viver contente apesar das situações .
*** Ele não era uma vítima das circunstâncias, mas um vitorioso sobre elas .
>>> 3. Confiança inabalável em Cristo ( 4.13 )
*** Paulo está preso, na sala de espera do martírio, com um pé na sepultura, caminhando para uma condenação inexorável, mas longe de ser um caniço agitado pelo vento, ergue-se como uma rocha que mesmo fustigada pelo vendaval da adversidade, permanece firme e imperturbável .
*** “ Tudo posso naquele que me fortalece ” ( 4.13 ).
**** H. C. Moule está certo quando diz que a expressão “ eu tenho forças para fazer todas as coisas ”, obviamente, não significa todas as coisas no sentido pleno; Paulo não se tornara onipotente .
*** Paulo não pode tudo, ele pode todas as coisas dentro da vontade de Deus. Ele pode todas as coisas em Cristo e não à parte de Cristo .
*** J. A. Motyer diz que o versículo 13 refere-se a dois tipos de poder .
*** De um lado há o poder que Paulo experimenta nas circunstâncias adversas da vida .
*** Este é o poder da vitória sobre das demandas de cada dia
*** Mas, este poder ergue-se de outra fonte, não inerente em Paulo, mas derivado de um outro alguém .
*** Paulo tem este poder diário para enfrentar as necessidades diárias porque Jesus infundiu nele seu poder dinamico ( dynamis) .
*** Paulo somente está habilitado a enfrentar todas as circunstâncias porque Jesus é quem o fortalece .
*** A razão da fortaleza do apóstolo Paulo não é sua idade, sua força, seu conhecimento, sua influência ou seus ricos dons e talentos, mas Cristo .
*** Ele tudo pode porque o Todo-poderoso Filho de Deus é quem o fortalece .
*** Ele é como uma máquina ligada na fonte de energia, a força do seu trabalho vem não dele mesmo, mas do poder que vem de Cristo .
>>> 4. Maior interesse no bem espiritual dos crentes do que no dinheiro deles ( 4.17 )
*** A maior alegria de Paulo não foi receber o donativo enviado pela igreja, mas saber que os dividendos espirituais da igreja aumentaram por conta da sua generosidade .
*** Paulo manteve a tônica desta carta: os interesses do outro vêm antes dos interesses do >>> eu .
*** F. F. Bruce corretamente afirma que o apóstolo enfatiza que sente gratidão não apenas porque eles lhe enviaram uma >>> oferta, mas, também, porque esse >>> envio serviu de sinal da graça celestial na vida deles .
*** Usando uma figura de linguagem, seria um depósito que efetuaram no banco celeste, que se multiplicaria a juros compostos, para benefício deles mesmos .
*** O objetivo dos filipenses fora que sua generosidade tivesse Paulo como alvo, e isso, de fato, aconteceu; todavia, no âmbito espiritual, o lucro permanente pertence aos filipenses .
Bispo edir macedo, na mesma linha de raciocínio, diz que este versículo está cheio de termos comerciais. “… procure o donativo” talvez seja um termo técnico para a exigência de pagamento de juros. Já a palavra “fruto” é lucro ou juros .
*** A expressão grega >>> pleonazein “ que aumente ” é um termo bancário regular para>>> crescimento financeiro; >>> “ vosso crédito ” significa conta. *** Assim, a sentença toda é um jogo de palavras que procura exprimir a esperança de Paulo, num >>> jargão comercial: “ aguardo os juros que serão creditados em vossa conta ”, de tal forma que Paulo, no último dia, estará satisfeito com seus investimentos em Filipos .
*** Quando nós ofertamos, nós beneficiamos a nós mesmos na mesma medida em que socorremos os necessitados ( 2Co 9.10-15 ) .
*** Quem dá ao pobre, a Deus empresta .
*** Quem semeia com abundância, com abundância também ceifará ( 2Co 9.7 ) .
*** O texto bíblico de >>> Hebreus 6.10 diz : “ Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos ” .
*** O doador enriquece as duas pessoas : ao que recebe e a si próprio .
*** Nessa mesma trilha de pensamento William Hendriksen diz que o donativo era realmente um investimento que entrava como crédito na conta dos filipenses, um investimento que lhes acresce paulatinamente ricos dividendos .
*** A Palavra de Deus é enfática em afirmar que um donativo dado de modo correto, sempre enriquece o doador .
*** “ A alma generosa prosperará ” ( Pv 11.25 ). “ Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta ” ( Pv 19.17 ) .
*** “ Mais bem-aventurado é dar que receber ” (At 20.35 ) .
##### Hoje, muitos >>> obreiros,>>> pastores e >>> missionários estão atrás do >>> dinheiro do povo e >>> não interessados na alma do povo ( 2Co 12.14-18 ) . *** São >>> obreiros fraudulentos e gananciosos que usam toda sorte de esperteza para explorar o povo em vez de >>> apascentar o povo .
*** São pastores de si mesmos e não do rebanho de Deus. São exploradores das ovelhas e não pastores das ovelhas .
*** São >>> mercenários e não >>>****** missionários .
>>> 5. Recebe os donativos da igreja com reverência cúltica ( 4.18 )
*** Agora, o apóstolo Paulo deixa de lado a linguagem da contabilidade e apela para as expressões do culto .
*** Paulo recebe o donativo da igreja com tal reverência que ele vê nessas ofertas da igreja um sacrifício agradável e suave a Deus .
*** Ele entende que antes daqueles irmãos filipenses terem lhe enviado esse sustento a Roma, >>> essas ofertas subiram como aroma suave aos céus, antes deles serem dadas a ele, foram consagradas a Deus .
*** A expressão>>> “ aceitável e aprazível a Deus ” são termos cúlticos, associados ao sistema sacrificial veterotestamentário .
Bispo edir macedo neste mesmo raciocínio diz que Paulo está profundamente imbuído de que o donativo que o “ preenche ” na realidade foi feito para Deus . *** *** Afinal, um “ sacrifício” nunca é ofertado a pessoas,>>> mas somente a Deus .
*** Bispo edir macedo, comentando sobre o significado espiritual da oferta enviada pela igreja de Filipos, diz que Paulo a compara com três coisas .
### Primeiro, Paulo a compara com uma árvore brotando ( 4.10 ) .
*** O termo traduzido “renovar” refere-se a uma flor se abrindo ou uma árvore brotando ou florescendo .
*** Muitas vezes, passamos por invernos espirituais, mas quando chega a primavera, as bênçãos e a vida se renovam .
### Segundo, Paulo a compara com um investimento ( 4.14-17 ) .
*** Esse investimento era muito lucrativo para a igreja .
*** A igreja associou-se com Paulo e nesse acordo, a igreja deu riquezas materiais a Paulo e recebeu riquezas espirituais do Senhor .
*** É o Senhor quem cuida da contabilidade e jamais sonegará dividendos espirituais .
### Terceiro, Paulo a compara com um sacrifício ( 4.18 ) .
*** É um sacrifício espiritual colocado no altar para a glória de Deus .
>>> 6. Retribui o socorro financeiro da igreja em fervorosa intercessão ( 4.19 )
*** Um missionário não é apenas alguém que prega, mas, sobretudo, alguém que ora .
*** Paulo sabe que a igreja lhe enviou uma oferta da sua pobreza, mas Deus recompensará à igreja da sua riqueza em glória .
*** A igreja supriu a necessidade financeira e emocional do apóstolo, mas Deus há de suprir todas >>>> as necessidades da >>> igreja .
*** É importante enfatizar que Deus supre não nossa ganância nem mesmo nossos desejos, mas nossas necessidades .
*** James Hunter, em seu livro >>> O Monge e o Executivo, diz que precisamos distinguir desejos de necessidades .
*** A provisão divina contempla nossas>>> necessidades e não>>> nossos desejos .
*** Bruce Barton escreve : >>> Nós precisamos lembrar a diferença entre desejos e necessidades .
*** A maioria das pessoas deseja sentir-se bem e evitar a todo o custo o desconforto e a dor .
*** Nós poderemos não conseguir tudo o que desejamos, mas Deus irá prover para nós tudo aquilo de que necessitamos .
*** Confiando em Cristo, nossas atitudes e desejos >>> podem mudar .
*** E, em vez de desejarmos todas as coisas, aceitaremos sua provisão e poder para viver para ele .
##### Pastora Gorete"" RCISEDE""" costuma dizer: “ Quando a obra de Deus é realizada à maneira de Deus e para a glória de Deus, nunca falta a provisão de Deus ” .
>>> 7. Reconhece que o fim último da vida é a glória de Deus ( 4.20 )
*** Para Paulo, a doutrina nunca é uma matéria árida .
*** Sempre que ocupa sua mente, também enche seu coração de louvor .
*** Paulo é um homem que faz da vida uma doxologia constante .
*** Sua teologia governa suas atitudes .
*** Ele prega o que vive e vive o que prega .
*** Sua vida está centrada em Deus e não nele mesmo .
*** Ele não busca glória pessoal .
*** Ele não constrói monumentos a si mesmo .
*** Ele não busca as luzes da ribalta nem procura os holofotes do sucesso .
*** Ele vive com os pés na terra, mas com o coração no céu .
*** Ele fecha as cortinas da sua vida proclamando a verdade central das Escrituras : a glória de Deus é o grande vetor da vida humana.
>>>>>>>>>>>>>>>>> Meu entendimento : <<<<<<<<<<<<<<<<<<
Paulo conclui esta carta magna da alegria, este monumento formoso da providência divina, como um pastor que se lembra de cada uma das suas ovelhas ( 4.21 ) e invoca sobre elas a graça do Senhor Jesus ( 4.23 ) .
E também, como um evangelista que dá relatórios dos milagres da pregação do evangelho, cujos frutos são vistos até mesmo na casa de César ( 4.22 ) .
Essa expressão não se refere necessariamente aos familiares ou parentes do imperador, mas a todas as pessoas que estavam a seu serviço nos departamentos domésticos e administrativos da casa imperial .
Esses membros da casa de César eram pessoas convertidas, possivelmente, por intermédio do apóstolo durante sua prisão em Roma .
Assim, Paulo transformou sua prisão num campo missionário e os frutos apareceram mesmo entre algemas .
Esse fato nos ensina que não é o lugar que faz a pessoa, mas é a pessoa que faz o lugar .
Ensina-nos, outrossim, que no Reino de Deus não existe lata de lixo, ou seja, não há vida irrecuperáveis. Finalmente, nos ensinam que as oportunidades estão ao nosso redor .
William Hendriksen, coloca esta bendita verdade assim :
Ainda mais importante é o fato de que o Cristianismo havia penetrado até mesmo nos círculos desses servidores palacianos .
Sua posição no ambiente completamente pagão, onde muitos adoravam o imperador como se fosse deus, não os impedia de permanecer fiéis a seu único Senhor e Salvador, de anunciar as boas-novas a outros e de reanimar a igreja de Filipos com suas saudações .
A eternidade revelará quão grandes bênçãos devem ter emanado das vidas daqueles que se dedicaram a Cristo no seio de ambientes tão mundanos !
preapa: queridos (as) irmãos(as) este artigo esta sendo desenvolvido a mas de 10 dias pois exigiu de mim pesquisas atuais e rever algumas ds leituras de pregadores da atualidades,olhando sempre para seu empenho ministerial,crescimento, e sua edificação,sua luta e perseverança diante dos ataques espirituais ou carnal,saido de dentro das igrejas ou da sociedade,tambem me apliquei em ler um pequeno livro de um filosofo e pastor americano ( William Hendriksen ) no qual me deus firmesa e suporte para este material que com carinhos deixo aqui postado para os senhores (as) irmãos(as) amigos(as),voce leitor que um dia espero poder abraça-lo(a) pessoalmente por me ajudar a promover este material de grande valor deixado para nossa comunhão em e com Cristo,um forte abraço,tenha uma quinta feira abençoada,ate a proxima oportunidade,em Cristo

0 comentários:

Postar um comentário