sexta-feira, 22 de agosto de 2014

>>>>>>>>>>>>>>>>>Disciplina cristã >>>>><<<<< SAUDAÇÃO<<<<<<<<<<<<
*** A saudação é sempre uma forma de interação social. Nela alguém está estabelecendo um ponto de convívio com um outro. Neste sentido, a disciplina cristã da saudação deve ser a ponte – o vínculo – a ser construído entre eu e meu irmão. Uma busca de encontro, um ponto de contato saudável e amável. A disciplina da saudação então pressupõe contato, interação imediata, reciprocidade; através dela eu me achego ao meu irmão, posso tocá-lo com compaixão e ternura, posso sentir seu toque de volta e desta forma criar laços sinceros entre nós.
***A base sobre a qual é estabelecida a saudação cristã deve ser o amor. O amor é o que deve envolver todas as ações do cristão. Todo o seu viver e agir tem que ser sempre tendo o amor como parâmetro (considere 1Co 16:14). Assim, a saudação entre os cristãos deve ser na medida exata do amor que há de fluir, partindo de Deus, a essência de todo amor, passando por aquele que faz a saudação e chegando ao que a recebe, também nutrido pelo mesmo amor. Tudo pode ser então resumido desta forma: acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito (Cl 3:14).
***Quanto às formas culturais que esta saudação se reveste, realmente é assunto de importância secundária. Quando estabeleço meus relacionamentos com meu irmão baseado no amor fraternal, as formas culturais ficam para segundo plano, para que sobressaiam as verdadeiras intenções e interesses do coração (veja Rm 12:10). Neste sentido, a saudação cristã deve expressar a cordialidade reinante entre os irmãos; expressar também o interesse verdadeiro que devemos ter uns pelos outros; e ainda a disponibilidade de servir uns aos outros.
***É bom que seja dito aqui que numa saudação cristã não pode haver fingimento ou fórmulas vazias de significado. Tudo o que falamos, ou a maneira como nos portamos, ao saudar nossos irmãos precisa ser necessariamente o resultado daquilo que o Senhor fez brotar em nossos corações. Ou seja, não fazemos saudações para cumprir rituais sociais ou religiosos, nós o fazemos para que o Espírito que deve palpitar dentro de nós possa ser compartilhado com aquele a quem com prazer dirigimos a saudação.
***Mesmo compreendendo que as formas culturais não são primordiais; deixe-me fazer duas colocações sobre elas. Primeiro quanto às palavras a serem ditas. Como foi enfatizado logo acima: que haja sinceridade, mas também que ministre bênçãos ao serem proferidas. A fórmula usual na igreja primitiva expressava bem este conceito: graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor (2Pe 1:2). Com cuidado e dedicação cristã, podemos sempre pronunciar palavras cheias de amor cristão: nisto está a essência desta disciplina.
***Segundo quanto aos gestos. É sempre bom estabelecer contatos físicos, pois isto faz parte da disciplina cristã. >>>*** É preciso ter muito cuidado, porém, por que nesta área pode-se dar muita>>>*** brecha para a ação do inimigo (lembre de Ef 4:27). Tradicionalmente no Brasil apertamos as mãos, oferecemos>>>*** um abraço aos mais chegados e, dependendo do caso>>>***, arriscamos até um beijo. >>>***Eclesiastes fala em tempo de abraçar, mas cita também em tempo de se conter (Ec 3:5). Tudo isto pode ser demonstrações gestuais da disciplina da saudação, o que é bom, mas a instrução bíblica é clara:>>>*** afastem-se de toda forma de mal (1Ts 5:22). Quando for o caso de os gestos virem a ser interpretados de maneira maldosa, o mais sábio e disciplinado>>>*** é evitar. Isto vale para a prática bíblica do ósculo santo (beijo – em vários lugares como Rm 16:16 ou 1Ts 5:26). E Pedro vai além se referindo a beijo de santo amor (1Pe 5:14). >>>*** O beijo, para ser incluído nas práticas da disciplina da saudação, tem que ser necessariamente um instrumento de transmissão de>>>*** santo amor e nunca uma oportunidade para a carne (veja Rm 8:13 e Gl 5:24-25).
preapa: artigo escrito nesta manha de sabado 26/07/2014 um otimo final de semana para todos voces meus queridos e amados irmãos,amigos,leitores,um forte abraço

0 comentários:

Postar um comentário