terça-feira, 1 de novembro de 2011

 Compromisso


(Isaías 6:8) - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
O Profeta Isaias assumiu um compromisso muito sério diante de Deus, e sabemos que ele foi fiel até o fim naquilo que se propôs a fazer, e nós? Estamos sendo hoje fieis naquilo que nos propomos a fazer?
A bíblia diz que quem deseja o episcopado excelente obra deseja, (1 Tm. 3:1)
Mas para trabalhar em qualquer área de liderança na igreja é necessário ter algumas qualidades indispensáveis.
Para um cristão exercer bem o seu ministério tem que ter algumas condições de caráter essenciais, a saber: capacitação, submissão, e responsabilidade.

>CAPACITAÇÃO= Saber fazer ( primeiro aprenda ....depois....execute com tecnicas do saber)
>SUBMISSÃO= Obedecer no fazer( não a homens ,mas para Deus)
>RESPONSABILIDADE= fazer bem,e com dedicação o que se sabe fazer.

Sem qualquer uma dessas características, ou qualidades, jamais alguém será um líder completo, pois, de nada vale saber fazer se não fizer com responsabilidade, ou seja, saber, mas não estar presente na hora em que se precisa fazer, ou pior, saber, estar presente na hora de fazer, mas não querer obedecer a ninguém para fazer, e quando quer fazer tem que ser do seu próprio jeito...

Se juntarmos essas condições básicas ou características, teremos uma só: COMPROMISSO

                                           O QUE SIGNIFICA COMPROMISSO

Segundo o dicionário, a palavra compromisso quer dizer: “Obrigação ou promessa mais ou menos solene” o que implica em firmar um programa de intenções que se pretende cumprir.
Mas muitas vezes vemos na igreja, pessoas assumindo cargos e logo depois por motivos fúteis ou inexplicáveis, abandonam o compromisso, com melindres por que alguém talvez as tenha criticado ou não as tenha entendido, largam tudo, sem perceber que estão frustrando pessoas que confiaram e que apostaram nelas. Devemos lembrar que quando assumimos um compromisso na igreja, estamos firmando um acordo na presença de Deus.Lembremos do que está escrito na palavra de Deus em:
(Jr. 48:10a) “maldito o homem que fizer a obra do Senhor fraudulosamente”.
Fraude é falsificação e adulteração, é como comprar uma coisa e receber outra, a falta de compromisso frauda a confiança dos irmãos que confiaram em tal pessoa.
Em: (At. 5: 1-10), Ananias e Safira Fraudaram a expectativa dos irmãos descumprindo um acordo firmado na presença de Deus...(devemos atentar para o fim dos dois).

A palavra de Deus determina imperativamente: “seja o vosso falar sim, sim e não, não;  ( Mt. 5: 37/ Tg. 5: 12) e nos adverte: o que passar disso é de procedência maligna e ainda conclui: pra que não caiais em tentação.

( Mt. 21: 28-31), Jesus nos conta uma parábola: um homem tinha dois filhos,e, dirigindo-se ao primeiro disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha! Ele, porém, respondendo, disse: Não quero,.Mas depois, arrependendo-se, foi. Então dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: eu vou senhor. Mas não foi. Jesus então pergunta: qual dos dois Fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: o primeiro! Jesus não retrucou , mas, disse: “em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram diante de vós no reino de Deus”.
Embora o primeiro falhasse dizendo que não queria ir,  a surpresa da sua presença alegra o pai ( v 29), obedecendo no seu compromisso com o pai embora não lhe agradasse muito ir, ele foi por submissão. Enquanto que o segundo, firmou um compromisso com o pai dizendo que iria e não indo, fraudou a expectativa de seu pai
(v 30). Jesus advertiu que gente aparentemente indigna entrará na frente daqueles que não temem em não cumprir os seus compromissos, que frustram os irmãos, decepcionam seus líderes ou liderados, dizendo uma coisa e fazendo outra ( Mt. 23:3),
Porque os que não foram ainda transformados, temem a Deus, enquanto que os que deveriam temer a Deus, não O temem.

E você? Tem honrado os seus compromissos?
Segundo a palavra de Deus se não podemos cumprir é melhor não firmarmos um compromisso (Eclesiastes 5:5) – “Melhor é que não votes do que votares e não cumprires”.
Não devemos ter meias nem duas palavras, mas apenas uma
(Tiago 5:12) – “Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação”..

O servo de Deus deve estar ciente que o seu compromisso é primeiramente com Cristo. Ele serve a igreja porque se comprometeu com cristo, serve aos irmãos porque Cristo o ensinou assim, assume posições ou cargos, porque Cristo o capacitou para isso. Quando se comprometeu o fez sempre com oração e ação de graças, como pode sem mais nem menos, descumprir sua parte no acordo? Como pode por melindre ou vaidade abandonar tudo?

Alguns usam a desculpa que seu cargo é sem relevância, sem importância, que não fará falta alguma... Ora, a palavra diz que quem não é fiel no pouco, não é fiel no muito e quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito (Lc. 16:10)
Aquele que não entrar no gozo das pequenas coisa também não entrará no gozo das grandes (Mt. 25:22,23).

Portanto se você assumiu um compromisso com Deus e com a sua igreja, Jamais rompa esse compromisso, mas procure cumpri-lo, você poderá estar dando um mal exemplo para seus irmãos, para os seus discípulos e até mesmo para os seus filhos, eles poderão ser no futuro, seus imitadores, menospresando as coisas santas e sem compromisso com Jesus, causando a você muito pesar.

Você já parou para imaginar  o que seria de você se Jesus não tivesse levado a sério o compromisso que tinha com o Pai a respeito da sua salvação? (Mt. 26:39)
Aprenda com ele a suportar a afronta e se manter fiel.( Hb. 12:2);
Se você firmou um compromisso com Deus siga em frente, não olhe para trás (Lucas 9:62) -  “E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”.

Olhe para o alvo e siga em frente! (Colossenses 3:2) -  “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”.

Seja fiel no seu trabalho para o Senhor, pois ele não é vão. (I Corintios 15:58) – “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

RCI//RV junte-se a nós fazendo parte deste blog!!!!



0 comentários:

Postar um comentário