quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PARACLETOLOGIA E Sua DEFINIÇÃO


Paracletologia é a união de dois Termos " Paracleto e Logia " os quais significam " Consolador e Estudo ", portanto Paracletologia significa " Estudo do Espírito Santo ". 


O estudo da Doutrina do Espírito Santo é muito necessário para o desenvolvimento da vida do cristão, a questão, para nós, não é saber como possuiremos o Espírito Santo, mas como o Espírito Santo pode possuir mais de nós. 

NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO 

PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO 
O Espírito Santo não é apenas uma influência, força ou energia. Devemos, porém, pensar no Espírito Santo como a Bíblia no-lo apresenta, isto é, como uma pessoa. 

Notemos agora o que a Bíblia diz sobre a pessoa do Espírito Santo. A Bíblia nos oferece os 3 atributos de uma pessoa : 

1º Atributo de sua personalidade INTELECTO 

Isaías 11 : 2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de INTELIGÊNCIA, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 
Escolhe Atos 20 : 28, Ensina João 14 : 26, Instrui Atos 10 : 19 - 20, Fala Apoc. 2 : 7 

2º Atributo de sua personalidade VOLIÇÃO 

I Cor. 12 : 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 
Testifica João 15 : 26, Envia Atos 13 : 2, 4, Impede Atos 16 ; 6-7, Intercede Rom. 8 : 26, Revela II Pe. 1 : 21 

3º Atributo de sua personalidade SENSIBILIDADE 

Rom. 15 : 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combateis comigo nas vossas orações por mim a Deus. 
Ama II Tim. 1 : 7, Entristece Ef. 4 : 30 
Portanto qualquer ser que pensa, que ama, que quer, é uma pessoa. 

DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO 

As Escrituras nos apresenta também o Espírito Santo como um ser Divino ( Não podemos confundir com ser Espiritual ou com algo celestial ) 
Atos 5 : 3-4 Disse então Pedro : Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo... ? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 

A Deidade do Espírito Santo também é revelada através das qualidades divinas que possui.

Qualidade Divina ETERNO 

Heb. 9 : 14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas para servirdes ao Deus vivo ? 
Eterno é não Ter princípio e nem fim. 

Qualidade Divina ONISCIENTE 

I Cor. 2 : 9 - 11 As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Porém Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está ? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 
Onisciente é conhecer todas as coisas, materiais, espirituais, celestiais e divinas, e também saber explica-las. 

Qualidade Divina ONIPRESENTE 

Sal. 139 : 7 - 10 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face ? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e tua destra me susterá. 
Onipresente é tudo estar em sua presença Pv. 15 : 3 

Qualidade Divina ONIPOTENTE 

Luc.1:35 Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. 
Sal. 91 : 1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 
Onipotente é possuir o poder que não há limites. 
Comparar Is 6 : 8 - 9 Com Atos 28 : 25 - 26 
Jer. 31 : 33 - 34 Com Heb. 10 : 15 - 16 

A Deidade do Espírito Santo também é revelada através das sua ações e obras realizadas. 

O Espírito Santo é o Criador : Sal. 104 : 30 Quando envias o teu 
Espírito, são criados, e renova a face da terra. 

O Espírito Santo criou o homem: Jó. 33 : 4 O Espírito de Deus me fez e a Inspiração do Todo Poderoso me deu a vida. 

O Espírito Santo ressuscita : Rom. 8 : 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais pelo seu Espírito, que em vós habita. 

O Espírito Santo santifica : I Cor. 6 : 11 Mas haveis sido santificado, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus. 

O Espírito Santo confere Dons: I Cor. 12 : 8 - 11 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra de sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas : e a outro, a profecia; e a outro, o Dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação de línguas;... 
O Espírito Santo convence : Jo. 16 : 8 Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. 

Acabamos de ver estas passagens bíblicas, e é impossível atribuir estes poderes a um ser que não seja Divina. A própria Bíblia foi Inspirada por Ele. 

II Pe. 1 : 21 Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

O plano de Deus é que todos os cristãos atuais recebam o batismo no Espírito Santo (2.39). 

Para realizar o trabalho do Senhor, o Espírito Santo outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de Cristo (1Co 12—14). 

Estes dons são uma manifestação do Espírito através dos santos, visando ao bem de todos (1Co 12.7-11). 

O Espírito Santo é o agente divino que batiza ou implanta os crentes no corpo único de Cristo, que é sua igreja (1Co 12.13) e que permanece nela (1Co 3.16), edificando-a (Ef 2.22), e nela inspirando a adoração a Deus (Fp 3.3), dirigindo a sua missão (13.2,4), escolhendo seus obreiros (20.28) e concedendo-lhe dons (1Co 12.4-11), escolhendo seus pregadores (2.4; 1Co 2.4), resguardando o evangelho contra os erros (2Tm 1.14) e efetuando a sua retidão (Jo 16.8; 1Co 3.16; 1Pe 1.2). 

As diversas operações do Espírito são complementares entre si, e não contraditórias. Ao mesmo tempo, essas atividades do Espírito Santo formam um todo, não havendo plena separação entre elas. Alguém não pode ter a nova vida total em Cristo, um santo viver, o poder para testemunhar do Senhor ou a comunhão no seu corpo, sem exercitar estas quatro coisas. 

Por exemplo: uma pessoa não pode conservar o batismo no Espírito Santo se não vive uma vida de retidão, produzida pelo mesmo Espírito, que também quer conduzir esta mesma pessoa no conhecimento das verdades bíblicas e sua obediência às mesmas. 

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO 

At 1.5 “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” 

Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no Espírito Santo (“batismo no”, ao invés de “batismo com”, o Espírito Santo). 

A respeito do batismo no Espírito Santo, a Palavra de Deus ensina o seguinte: 

O batismo no Espírito é para todos que professam sua fé em Cristo; que nasceram de novo, e, assim, receberam o Espírito Santo para neles habitar. 

Um dos alvos principais de Cristo na sua missão terrena foi batizar seu povo no Espírito (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto (Lc 24.49; At 1.4,5,8). 

O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por Ele efetuada. Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação à obra regeneradora do mesmo Espírito, assim também o batismo no Espírito complementa a obra regeneradora e santificadora do Espírito. No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22), indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedidas. 

Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestidos de poder” pelo Espírito Santo (Lc 24.49; cf. At 1.5,8). Portanto, este batismo é uma experiência subseqüente à regeneração (ver 11.17; 19.6). 

Ser batizado no Espírito significa experimentar a plenitude do Espírito, (cf. 1.5; 2.4). Este batismo teria lugar somente a partir do dia de Pentecoste. Quanto aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia de Pentecoste (Lc 1.15,67), Lucas não emprega a expressão “batizados no Espírito Santo”. Este evento só ocorreria depois da ascensão de Cristo (1.2-5; Lc 24.49-51, Jo 16.7-14). 

O livro de Atos descreve o falar noutras línguas como o sinal inicial do batismo no Espírito Santo (2.4; 10.45,46; 19.6). 

O batismo no Espírito Santo outorgará ao crente ousadia e poder celestial para este realizar grandes obras em nome de Cristo e ter eficácia no seu testemunho e pregação (cf. 1.8; 2.14-41; 4.31; 6.8; Rm 15.18,19; 1Co 2.4). Esse poder não se trata de uma força impessoal, mas de uma manifestação do Espírito Santo, na qual a presença, a glória e a operação de Jesus estão presentes com seu povo (Jo 14.16-18; 16.14; 1Co 12.7). 

Outros resultados do genuíno batismo no Espírito Santo são: 

mensagens proféticas e louvores (2.4, 17; 10.46; 1Co 14.2,15); 

maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, uma maior busca da retidão e uma percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (ver Jo 16.8 nota; At 1.8 nota); 

uma vida que glorifica a Jesus Cristo (Jo 16.13,14; At 4.33); 

visões da parte do Espírito (2.17); 

manifestação dos vários dons do Espírito Santo (1Co 12.4-10); 

maior desejo de orar e interceder (2.41,42; 3.1; 4.23-31; 6.4; 10.9; Rm 8.26); 

maior amor à Palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16.13; At 2.42) e 

uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1.4; Rm 8.15; Gl 4.6). 

A Palavra de Deus cita várias condições prévias para o batismo no Espírito Santo. 

Devemos aceitar pela fé a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e apartar-nos do pecado e do mundo (2.38-40; 8.12-17). 

Isto importa em submeter a Deus a nossa vontade (“àqueles que lhe obedecem”, 5.32). Devemos abandonar tudo o que ofende a Deus, para então podermos ser “vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor” (2Tm 2.21). 

É preciso querer o batismo. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo no Espírito Santo (Jo 7.37-39; cf. Is 44.3; Mt 5.6; 6.33). 

Muitos recebem o batismo como resposta à oração neste sentido (Lc 11.13; At 1.14; 2.1-4; 4.31; 8.15,17). 

Devemos esperar convictos que Deus nos batizará no Espírito Santo (Mc 11.24; At 1.4,5). 

O batismo no Espírito Santo permanece na vida do crente mediante a oração (4.31), o testemunho (4.31, 33), a adoração no Espírito (Ef 5.18,19) e uma vida santificada (ver Ef 5.18 notas). 

Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no Espírito Santo sobre o crente, se ela não for expressa numa vida de oração, de testemunho e de santidade, logo se tornará numa glória desvanecente. 

O batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez na vida do crente e move-o à consagração à obra de Deus, para, assim, testemunhar com poder e retidão. 

A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do Espírito Santo (ver 4.31; cf. 2.4; 4.8, 31; 13.9; Ef 5.18). 

O batismo no Espírito, portanto, conduz o crente a um relacionamento com o Espírito, que deve ser renovado (4.31) e conservado (Ef 5.18).

Quando uma pessoa crê no Senhor e se batiza nas águas, o Espírito Santo vem morar no seu interior. Todos os cristãos tem o Espírito de Deus habitando em seu interior . ( Rm 8:9 ). 

Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de forma mais poderosa, nos enchendo de virtude, poder e manifestando seus dons. 

Esta experiência é chamada Batismo no Espírito Santo. 

Satanás quer contradizer , trazer confusão e anular esta experiência na vida da Igreja. Cada dia surge uma novidade, alguém que pega um texto isolado da bíblia e começa a pregar gerando muita confusão. 

Existem muitas idéias erradas com respeito a isto também. Dizem alguns que: 

É só para pastores, presbíteros, missionários. 

É só para quem atinge um determinado grau de santidade. 

É um prêmio, uma recompensa por obedecer ou fazer a obra de Deus. 

Precisamos entender que se por um lado, o Dom do Espírito Santo já foi dado a todos que os creram e que portanto não é necessário buscar nem esperar aquilo que o Senhor já deu, por outro lado quando alguém se converte deve ser instruído a respeito deste dom, receber imposição de mãos e se apossar da promessa de tal maneira que ela seja evidente, palpável e consciente. 

Vamos examinar tudo a luz da Palavra de Deus e procurar responder as seguintes perguntas : 

Quais as base bíblicas para o Batismo no Espírito Santo? 
Porque devemos crer que este batismo existe e é necessário para nós? 

João Batista disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo Mt 3-11 
Jesus disse que batizaria At 1:4-8 

A promessa se cumpriu At 2:1-4 

A promessa é para todos os cristãos At 2:38-39 

Os apóstolos encaminhavam os cristãos para isso At 8:14-17 

A experiência de Paulo At 9:17 

A experiência de Cornélio e sua família At 10:44-47 

Os Efésios At 19:1-7 

Os textos que falam dos Efésios e dos samaritanos derruba um engano muito grande de que o Espírito Santo só é dados no momento da conversão. 

Eles tinham crido e ainda não tinham sido batizados no Espírito. E quando Paulo lhes impôs as mãos foram batizados , falando em línguas e profetizando sem necessidade de ficar "esperando". 

O que é o batismo com o Espírito Santo? 

Na bíblia esta experiência é apresentada através de vários termos diferentes: 

Batismo com o Espírito Santo Mt 3:11 At 1:5 

Receber o Dom do Espírito Santo At 2:38 At 10:35 

A promessa do Pai Lc 24:49 At 1:4 At 2:33,39 

Ficar cheio do Espírito Santo At 2:4 

Receber o Espírito Santo At 8:17 At 10:47 

Caiu o Espirito Santo sobre …. At 10:44 At 11:15 

Derramar do Espírito Santo At 2:17,18,33 At 10:45 

Todos estes termos se referem a uma mesma experiência: 

O Batismo no Espírito Santo

A Respeito do Espírito Santo como 3ª pessoa da Trindade alguém definiu com simples palavras que considerei perfeita, foram estas:

"Olhe para o sol(Deus), veja a luz que sai dele, luz(Jesus), agora sinta o calor(Espirito Santo). 

Tres coisas reais e distintas,sol, luz e calor. 

Pai, Filho e Espirito Santo tres pessoas reais e distintas, um só poder, um só Deus."
 
 
 
rci//rv//eapa

0 comentários:

Postar um comentário